Vila Galé Collection Ouro Preto homenageia a Inconfidência Mineira em seus apartamentos
- Lu Rezende
- 2 de dez. de 2023
- 4 min de leitura
Grupo português anuncia investimento em dobro e início da contratação de mão de obra local para o empreendimento

Prossegue a contagem regressiva para a inauguração do primeiro resort da rede portuguesa Vila Galé no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto (MG). As obras estão em andamento no prédio histórico, hoje Fundação Dom Bosco, que vai se transformar em um Vila Galé Collection Ouro Preto - Historic, Family Resort Hotel, Conference & SPA. A previsão de inauguração da primeira fase deste hotel é dezembro de 2024.
Com arquitetura e detalhes que remontam os anos de 1780, o edifício histórico foi tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais no ano de 2014. O processo de tombamento levou em consideração o seu grande valor histórico e edificações que preservam técnicas construtivas e estilos característicos de várias épocas.

Para atualizar o status da reforma, o presidente e fundador da rede de Hotéis Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida esteve no local no último dia 28 de novembro durante encontro com o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo e o secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
Jorge Rebelo de Almeida anunciou investimentos de R$ 120 milhões no novo hotel – o dobro do previsto inicialmente - e garantiu que o objetivo do grupo sempre foi trabalhar em conjunto com a prefeitura de Ouro Preto. Tanto que aproveitou a oportunidade para revelar a abertura do processo seletivo de 120 vagas para empregos diretos no empreendimento.
Capacitação com ajuda da UFOP
Numa primeira fase, 300 candidatos selecionados serão capacitados em cursos na área de turismo e hotelaria em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desses, 120 serão contratados e irão fazer parte do quadro de funcionários do Vila Galé Collection Ouro Preto.
“Sempre que abrimos um hotel em uma nova cidade, gostamos de incentivar a capacitação profissional. Mesmo que nem todos os participantes atuem neste primeiro momento conosco, eles estarão preparados para outras vagas na cidade e na região, proporcionando aos turistas e clientes uma ótima experiência”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.
297 quartos no Vila Galé de Ouro Preto
O fundador do Vila Galé ressaltou que o hotel mineiro terá 297 quartos. Dois deles já estão prontos e decorados. Um presta homenagem ao Museu da Inconfidência, dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira, e outro destaca a Igreja de São Francisco de Assis, uma celebração às criações do mestre Aleijadinho, responsável pelo projeto da fachada e da decoração em relevos e talha dourada.
Apartamentos decorados Vila Galé Collection Ouro Preto - Historic, Family Resort Hotel, Conference & SPA (Fotos: Vila Galé/Divulgação)
O Vila Galé Collection Ouro Preto terá importante infraestrutura. Veja:
Dois restaurantes
Dois bares
Sete salas de convenções
Um auditório
Uma capela
Biblioteca
Sala de jogos
Spa Satsanga com piscina interior aquecida e sauna
Clube Infantil NEP com parque aquático, lago, ecoturismo, tirolesa, biblioteca, plantio de azeitonas e uvas
“Enquanto fazíamos o projeto, vimos que poderíamos aproveitar ainda mais o terreno e incluímos novas atrações”, acrescentou o presidente da Vila Galé.
Imagens internas de onde será o Vila Galé Ouro Preto: obras em andamento (Fotos: Lu Rezende)
Acesso ao Inhotim
Segundo o empresário português, a ideia é melhorar o acesso para o hotel sem, contudo, prejudicar a natureza, com a renovação de estradas e abertura de novas. Outra meta do grupo é se empenhar na ligação entre Brumadinho – onde fica o Instituto Inhotim - e outras cidades históricas. Para isso, contam com o apoio das prefeituras de outras cidades.
O povoado de Cachoeira do Campo surgiu em 1705 e hoje pertence a Ouro Preto. O Colégio Dom Bosco é um prédio histórico classificada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
Foi construído pelo governador Dom Antônio de Noronha, entre 1775 e 1779 para albergar a recém-formada Cavalaria do Regimento das Minas, conforme escrito na tarja da sua porta externa, que, segundo os historiadores, é atribuída à talha do Aleijadinho.
O quartel foi uma das sedes do movimento da Inconfidência, onde trabalhava e se tornou alferes o Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier). O valor patrimonial deste conjunto arquitetônico, paisagístico e arqueológico está nas suas edificações sede e adjacentes, alteradas ao longo do tempo, mas sobretudo no significado que as instituições ali instaladas, uma após a outra, tiveram para a memória local, estadual e nacional.
Vistas externas do Colégio Dom Bosco, que vai abrigar o Vila Galé de Ouro Preto (Fotos: Lu Rezende)
Rede Vila Galé tem 42 unidades no mundo
O Grupo Vila Galé é, atualmente, responsável pela gestão de mais 30 unidades em Portugal, 10 no Brasil e um em Cuba. Conta com cerca de 3.750 funcionários e colaboradores. Dos 42 hotéis da rede, nove estão em prédios históricos que foram recuperados: Vila Galé Collection Braga, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Albacora, Vila Galé Collection Tomar, Vila Galé Collection São Miguel e Vila Galé Rio de Janeiro.
Esse número chegará a 11 hotéis com o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, que possui previsão de inauguração em 2024, e o Vila Galé Collection Ouro Preto - Historic, Family Resort Hotel, Conference & SPA.
Atenção: processo seletivo à vista
Os currículos podem ser enviados por meio (LINK AQUI), com a descrição no assunto: “Vaga em Ouro Preto”.
(*) Viajou a Ouro Preto a convite da rede Vila Galé
Comments