Quem disse que Minas não tem mar?
- Da Redação
- 8 de abr. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 13 de jul. de 2023
Capitólio vive do turismo com suas variadas atrações, com destaque para passeios náuticos pelo imponente Lago de Furnas, cachoeiras incríveis, cânions de tirar o fôlego e gastronomia à base de peixes da região

Por do sol no Lago de Furnas: Mar de Minas é aqui (Foto: Tavinho)
A pacata Capitólio, com seus pouco mais de 8 mil habitantes, respira o turismo. A cidade sentiu o impacto do incidente ocorrido em janeiro de 2022, mas foi resiliente, deu a volta por cima, e voltou a ser um dos destinos turísticos mais importantes de Minas Gerais.
O principal atrativo de Capitólio são os passeios náuticos pelo lago de Furnas, o conhecido Mar de Minas, devido à sua dimensão e quantidade de água. Eles seguem regras específicas, conforme um decreto municipal (nº 94 de 23 de março de 2022), que traz algumas diretrizes mais rígidas, tais como normas mais claras de navegação, do uso de equipamento de proteção, controle de número de embarcações etc.
Uma das medidas de segurança é a redução de fluxo de turistas, com respeito a limites de distanciamento dos paredões e a entrada das embarcações no atrativo.
Outras obrigações devem ser seguidas e são fiscalizadas, segundo as autoridades locais e os próprios envolvidos com a causa que as cumprem e as fazem cumprir.
Vida melhor
“O que aconteceu aqui não era algo que poderia ser previsto e isso já foi provado pelas autoridades. Os passeios no lago estão ainda mais seguros, mas é importante que o turista entenda a importância de estar atento às recomendações”, explica o proprietário da FM.S Capitólio Passeios, Marco Antônio da Silva.
Segundo ele, o turismo mudou – para melhor – a vida de muita gente em Capitólio, onde quase todo mundo tem casa própria e vive bem. “Eu mesmo era retirante e troquei a roça há 10 anos por esta nova atividade. Hoje tenho 21 embarcações e emprego 25 marinheiros, todos treinados pelo Sebrae e certificados pela Marinha”, celebra.
Um dos seus barcos é um trimaran (modelo Puntum) para até 20 pessoas. Trata-se de um conceito norte-americano de embarcação, cuja principal característica é o piso plano e a presença de estabilizadores, que dificultam a embarcação de virar, mesmo em águas turbulentas. Ele aluga também lanchas menores que acomodam menos gente.
A FM.S Capitólio Passeios realiza, na alta temporada, passeios diários para em média 500 pessoas. A diversão dura entre três a sete horas, com preços, por pessoa, a partir de R$ 100,00. No caminho estão visitas aos famosos cânions, à entrada da cascatinha, ao Vale dos Tucanos e ao paredão da hidrelétrica. Também estão previstas paradas em bares suspensos, com estrutura para eventos. Há até uma piscina que utiliza a água da própria represa.
Segurança
Confira o que é obrigatório para o passeio no Lago de Furnas:
Análise diária para avaliação geológica dos cânions;
Apresentação do termo de anuência e aceite assinado por todos os passageiros da embarcação. Devem conter orientações expressas sobre as novas regras de visitação;
Uso de capacete de proteção e colete salva-vidas em todo o circuito dos cânions;
Interrupção dos passeios em qualquer ponto dentro do cânion em caso de chuvas e/ou verificação de algum tipo de deslocamento ou movimentação de blocos rochosos ou de solo;
Delimitação de circuito das embarcações para que a visitação ocorra de forma rotativa.
Passeios de barco pelo Lago de Furnas (Fotos: Presstrip Capitólio em Movimento)
Além do lago
Mas Capitólio é muito mais além do passeio de barcos pelo Lago de Furnas. Há uma diversidade de pelo menos 30 atrativos turísticos, entre passeios com veículos 4x4, balonismo, cachoeiras, cachaçarias e empórios especializados em queijos da Serra da Canastra.
Na região conhecida como Canela de Ema há belíssimas cachoeiras de águas cristalinas com poços para banho e a famosa trilha verde - um percurso realizado no curso d’água -, que finaliza em um agradável e belo poço para banho.
Outra dica é o Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara, que possui mais de 40 piscinas naturais e conta com duas cachoeiras principais.
A Cachoeira da Capivara apresenta um visual deslumbrante e pode ser acessada por meio de uma trilha de 900 metros. Possui cerca de 16 metros de profundidade, com um poço ideal para quem gosta de nadar e dar um bom mergulho.
Já a Cachoeira da Pedra Ancorada fica a apenas a 200 metros do estacionamento e possui diversos ofurôs e piscinas naturais nas suas proximidades. É segura e tranquila - perfeita para relaxar.
No complexo, pode-se fazer o Canionismo - um passeio para ficar totalmente imerso na natureza. Assim é possível apenas contemplar a beleza dos paredões rochosos e das águas cristalinas.
São quatro descidas que vão de três a 10 metros de altura. A princípio, o passeio tem duração de duas a três horas. A atividade oferece segurança e tem acompanhamento de guias profissionais.
O visitante recebe roupas, sapatilhas e materiais perfeitamente adequados para uso (conferir valores no local).
O Mirante dos Cânions também faz parte dos passeios de Capitólio e conhecido como o cartão-postal da cidade. Conhecido como Mirante dos Cânions de Furnas, o lugar permite ver do topo dos grandes paredões rochosos o imenso Lago de Furnas.
Os visitantes fazem uma imersão no cerrado de Minas Gerais, o que gera uma conexão entre as pessoas e a natureza.
As principais atrações são mirantes em diferentes ângulos de contemplação dos Cânions de Capitólio; ponte pênsil com 40 metros de altura e 110 metros de extensão; trilhas em meio à paisagem dos campos rupestres e circuito duplo de tirolesas. Trata-se de um percurso de aproximadamente 600 metros de extensão e 100 metros de altura, com ida e volta sobre os cânions.
Nesse vídeo, a Lu enfrentou muito bem o percurso da tirolesa. Haja coragem!
Letreiro
Os letreiros se tornaram tão importantes quanto os monumentos de uma cidade, por reforçarem a identidade entre moradores, turistas e o lugar.
Em 2020, na Orla da Praia Artificial de Capitólio foi instalado um adereço para destacar ainda mais o local. Veja a explicação dos desenhos do letreiro:
C - Representa a natureza que nos cerca
A - O sol que brilha e ilumina nossos dias
P - As águas do Lago de Furnas
IT - O amor que nossa cidade tem pela população e pelos turistas
Ó - As belas montanhas que nos rodeiam
L - A terra produtiva em nossa região
I - A lua que nos encantam a noite
O - Nossas belas e volumosas cachoeiras.
Aventuras em Capitólio (Fotos: Presstrip Capitólio em Movimento)
Rainha
Capitólio é uma das 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas, o imenso reservatório de 1.440 km², o conhecido Mar de Minas. A área do lago que banha Capitólio tem grandes paredões de pedra, cachoeiras, piscinas naturais e uma praia artificial com área de lazer construída no perímetro urbano. A localização privilegiada faz Capitólio ser considerada a cidade “Rainha dos Lagos”.
No perímetro urbano, a praia artificial construída em 1988 oferece área de lazer completa, com bar, quadras esportivas, calçadão e palcos para shows. O município também abriga o balneário Escarpas do Lago, um bairro nobre com várias opções de lazer.
Comida boa é aqui
Impossível não gostar da comida servida nos restaurantes de Capitólio. A tilápia e a traíra são a base da gastronomia de Capitólio. Não deixe de saborear os pratos com estes peixes no Panorama, Restaurante do Turvo e Cozinha da Roça.
Bem perto da cidade, mas já no município de São Roque, fica a Fazenda Água Limpa, dentro da área de Indicação Geográfica do Queijo Canastra, onde é produzido desde 1972 o Queijo Dinho. Em 2019, foi medalha de bronze em concurso internacional na França em 2019.
Gastronomia variada em Capitólio (Fotos: Presstrip Capitólio em Movimento)
Raio X
População: 8.693 habitantes (IBGE 2021);
Economia: o turismo é considerado como principal atividade econômica. Mas a agropecuária, comércio e serviços também ajudam no desenvolvimento da cidade;
Marina fluvial: no Balneário Escarpas do Lago está a maior marina fluvial da América Latina;
Hospedagem: são 130 hotéis, pousadas e similares cadastrados na prefeitura com aproximadamente 4.000 leitos;
Parque nacional da Serra da Canastra: a região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio - segundo o decreto nº 70.355, de 3 de abril de 1972, parte do município de Capitólio está dentro da área estimada em 200 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra.
Comments