Pousadas na Ilha do Mel buscam sustentabilidade e aderem à energia limpa e autônoma
- Da Redação
- 29 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Novas tecnologias fazem com que estabelecimentos não utilizem gerador a diesel; investimento em novas tecnologias aumenta conforto dos hóspedes e evita imprevistos

Ilha do Mel fica no município de Paranaguá e é um dos destinos turísticos mais procurados do Paraná (Foto: Tania Alberti Tanika)
Duas pousadas da Ilha do Mel, um dos destinos turísticos mais importantes do Sul do País, no município de Paranaguá (PR), anunciaram investimentos em tecnologia solar. Por isso, ganharam selos de hospedagem sustentável.
Os estabelecimentos são Ephira e Chalés do Laurindo que agora oferecem energia limpa, também garantem autonomia para que os serviços prestados aos hóspedes não sejam comprometidos em casos de quedas de energia.
“Acredito que precisamos ter um plano B em casos de queda de energia e, ao invés de adquirir um gerador, optamos por uma energia limpa. Agora, quando acaba a luz, os hóspedes só percebem pela vizinhança, pois aqui continuamos tendo acesso ao Wi-fi e ao banho quente”, conta o proprietário dos Chalés do Laurindo, Laurindo Silva.
O proprietário da Pousada Ephira, Lauro José da Silva Filho, por sua vez, explica que a solução é uma maneira de manter o conforto dos hóspedes e prevenir desperdícios causados pela falta de energia.
“Já tivemos muitas perdas e queimas de equipamentos e como a nossa pousada possui diversos aparelhos, este investimento é uma forma de ficarmos mais seguros e protegidos”, observa.
Fora diesel
A Arrebol Engenharia, responsável pelas instalação da tecnologia da empresa Quad Híbrido da NHS, afirma que a energia solar é uma alternativa sustentável ao gerador a diesel, que polui o ar e ainda tem o problema da poluição sonora.
“A tecnologia vai ao encontro da filosofia de turismo sustentável da Ilha do Mel, além de proporcionar outros benefícios, como a economia e a autonomia”, atesta o engenheiro Danilo Gomez Alvarez.
Tecnologia híbrida
O diretor comercial da NHS, Fabio Moro, explica que ter painéis solares não é o suficiente para continuar tendo energia quando acaba a luz. Isso acontece porque os sistemas fotovoltaicos tradicionais são on grid, ou seja, funcionam conectados à rede. Eles geram e injetam a energia excedente na rede da concessionária, porém não funcionam em situações de quedas de energia.
“Para resolver este problema, desenvolvemos uma tecnologia híbrida que além de ser on grid, também é off grid: gera energia e armazena em um banco de baterias”, afirma.
Equipamentos de energia solar instalados nas pousadas Chalés do Laurindo e Ephira, na llha do Mel, no Paraná (Foto: NHF/Divulgação)
Raio X dos equipamentos
Veja o que foi instalado nas pousadas:
Pousada Chalés do Laurindo
Um Quad de 5k monofásico
14 painéis de 550 Wp
Banco de baterias com 20 unidades de 58 Ah (duração de cargas de três horas)
Pousada Ephira
Um Quad 3k monofásico com oito painéis 460 Wp
Banco de baterias com 12 unidades de 18 Ah (duração de cargas de três horas)
Como Chegar
Paranaguá fica a 120 quilômetros de Curitiba. O ônibus da Viação Graciosa deixa o turista no terminal de embarque.
O acesso à Ilha do Mel é feito de barco via terminal de embarque dos municípios de Pontal do Paraná, na localidade de Pontal do Sul, com 30 minutos de travessia. Custa em torno de R$ 35,00 ida e volta.
O turista pode optar pela travessia ainda pelo município de Paranaguá, com 1h30 de travessia. Custa R$ 53,00 por pessoa ida e volta.
Comments