Novo jato executivo da Honda Aircraft chega ao Brasil representado por empresa mineira de aviação
- Da Redação
- 14 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Cheio de inovações no design e de tecnologia, versão atualizada Jet Elite II da Líder Aviação fica mais econômico e sustentável, garante o fabricante

O avião executivo Honda Jet Elite II fez sua primeira aparição em solo brasileiro no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. No último dia 11 de agosto, a aeronave participou de uma demonstração para clientes e parceiros comerciais no hangar da Líder Aviação, que é a representante exclusiva do modelo no Brasil.
O avião passou por atualizações. Ficou mais econômico e mais sustentável entre os jatos leves. Ele agora é possível cobrir todas as capitais do Nordeste brasileiro a partir da cidade de São Paulo com o HondaJet Elite II.
“Isso se dá por conta do aumento do seu alcance para 1.547 milhas náuticas – 110 milhas náuticas (aproximadamente 200 km) a mais de que seu modelo anterior”, detalha o diretor de Vendas e Aquisições de Aeronaves da Líder Aviação, Anderson Markiewicz.
Outros destaques são o Autothrottle (Controle Automático de Potência) e também Autoland (Pouso de Emergência Autônomo). Segundo a Honda, isso aumenta ainda mais o grau de automação e segurança da aeronave e reduzindo a carga de trabalho do piloto.
Além do sistema de Autoland, a segurança do HondaJet foi aprimorada com o advento do sistema ASAS, que confere maior estabilidade e controle nos pousos em situações adversas, como com ventos fortes de través.
Leia também:
Há ainda alertas sonoros e visuais que são emitidos caso haja qualquer divergência do planejado para a aproximação ao aeroporto. Nos pousos, o implemento de ground spoilers otimiza o desempenho de frenagem da aeronave.
De acordo com o fabricante, ground spoilers são superfícies de comando móveis posicionadas sobre as asas que contribuem para maior eficiência na frenagem durante o pouso.
Detalhes da parte interna
Na parte interna, o novo modelo continua sendo destaque no quesito conforto, já que é o único em sua categoria que oferece distância suficiente entre assentos, para que joelhos, pernas e pés dos passageiros não se toquem.
Houve ainda o aprimoramento no tratamento acústico de ponta a ponta da aeronave, que proporciona mais silêncio e tranquilidade. Esta característica veio somar ao desenho dos motores sobre as asas (Over-The-Wing Engine Mount - OTWEM), que faz com que as vibrações comuns aos motores à jato se dissipem antes de atingirem a fuselagem.
Este desenho busca proporcionar nível de ruído interno mais baixo e ampliar o espaço de cabine, da toalete e do bagageiro.
Mais conforto na aviação
Espaço adicional na regulagem dos assentos dos pilotos
Iluminação com configuração mais suave para voos noturnos
Lavatório privativo equipado com pia e água corrente
Iluminação natural adicional por claraboias no teto
Tomada externa de serviço do toalete
Porta de fechamento completo do toalete
Nova pintura
Em relação ao design da parte exterior, a aeronave traz duas novas versões de pintura: preto fosco e branco com faixa vermelha, além das cores já existentes. O interior também apresenta novidades, com novos padrões de cores em ônix e metálico, o que inclui elementos com tons de madeira nos assentos e no piso.
“Este modelo reforça ainda mais todo o conceito de excelência em tecnologia, segurança, conforto e performance da Honda Aircraft, tão alinhado com nossas prioridades na Líder”, ressalta a diretora superintendente da Líder Aviação, Bruna Assumpção.
Ficha Técnica do Honda Jet Elite II
Número de ocupantes: 1 piloto + 7 passageiros ou 2 pilotos + 6 passageiros
Alcance: 1.547 milhas náuticas (2.865 km)
Velocidade máxima de cruzeiro: 422 nós (782 km/h)
Teto operacional: 43.000 pés
Capacidade do bagageiro: 1,75 m3 / 370 Kg