Fazenda no Sul de Minas Gerais mistura café e turismo
- Lu Rezende
- 12 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2023
Com infraestrutura de hospedagem, Casa Baldoni em Santa Rita do Sapucaí é o lugar ideal para os coffee lovers que podem participar da experiência “Do Pé à Xícara”

Vista para a montanha e café colonial para os hóspedes estão incluídos na diária da Casa Baldoni, em Santa Rita do Sapucaí (Foto: Casa Baldoni/Divulgação)
Café e turismo se misturam na Casa Baldoni, fazenda de café em Santa Rita do Sapucaí (MG), e uma das opções para o turismo rural da região. Trata-se de um destaque de peso para os apaixonados pela bebida, os chamados "coffee lovers".
Neste passeio de aproximadamente três horas de duração realiza-se a apresentação da propriedade por meio da experiência “Do Pé à Xícara”, que consiste na descrição pormenorizada dos processos de produção e beneficiamento dos cafés especiais. É uma verdadeira imersão ao mundo dos cafés especiais e, sem dúvida alguma, um dos passeios imperdíveis que compõem a Rota do Café Sul Mineiro.
Comerciais x gourmet x especiais x extraordinários
Importante ressaltar as principais diferenças entre cafés comerciais, cafés gourmet, cafés especiais e cafés extraordinários. No laboratório de torra os visitantes ainda podem acompanhar a torra de um café especial com a narrativa da evolução do grão no torrador minuto a minuto. Ao final, ocorre a esperada degustação do café recém-torrado em dois métodos distintos de preparo. A Casa Baldoni também oferece passeios pela lavoura a cavalo e de quadriciclo.
A visita começa com uma apresentação sobre a produção de cafés, composição de lavouras, espécies e variedades existentes. Depois, os visitantes caminham para a estação via úmida, terreiro e secadores para demonstração do processo de separação dos grãos antes da secagem.
Em seguida, todos são apresentados ao barracão de benefício e armazenamento onde conhecem as tulhas e a beneficiadora. Ao final, conhecem o laboratório de torra da propriedade e acompanham o processo de torra de forma comentada. Somente então, encerra-se a visita com o preparo e degustação do café recém torrado.
Detalhes das acomodações da Casa Baldoni (Foto: Casa Baldoni/Divulgação)
Bananeiras ao redor
A propriedade fica em um belíssimo vale nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Cercada por bananeiras, as lavouras de café são visitadas por aves das mais diversas espécies. Localizada há cerca de 30 quilômetros do centro de Santa Rita do Sapucaí, a fazenda conta com acesso tranquilo e contemplativo. Encontra-se a disposição dos visitantes algumas opções de charutos, vinhos e uma especial gastronomia.
Casa Baldoni tem uma infraestrutura satisfatória. Possui piscina, jardim, bar e uma vista definitiva da montanha. Os hóspedes têm acomodações com Wi-Fi gratuito e todas com terraço, TV de tela plana via satélite, cozinha compacta bem equipada e banheiro privativo com chuveiro, amenidades de banho gratuitas e secador de cabelo. Neste hotel-fazenda rural, pode-se desfrutar de um café da manhã continental. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Varginha, a 166 quilômetros.
Os turistas podem se deslocar em seus próprios veículos até a fazenda. As visitas acontecem duas vezes por dia, a primeira às 10h e a segunda às 14h. A partir de Santa Rita do Sapucaí ou São José do Alegre são 10 quilômetros de estrada de terra que apresenta excelentes condições. A visita tem duração aproximada de três horas.
Prêmio inglês
Recentemente, a Casa Baldoni foi destaque no jornal britânico London Daily Post em artigo intitulado “The Best Coffee Tours in the World: The 2021 Gold List”.
A experiência é também singular pela própria história de vida do casal e sua relação com o campo. Durante o passeio fica explícito o prazer pelo trabalho e a incessante obsessão pela excelência no atendimento.
Saiba mais
O que inclui: degustação
O que não inclui: transporte e refeição
O que levar: repelente de insetos, protetor solar, óculos escuro e chapéu.
Anfitriã: Vanessa Baldoni
Telefone: (19) 99249-2947
E-mail: contato@casabaldoni.com.br
Comments