google.com, pub-3235592863572346, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Artista presta homenagem a Caetano Veloso em obras com técnicas de colagem

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 8 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Com apoio do estilista Ronaldo Fraga, piauiense Giovana Carvalho escolhe a capital mineira para estreia de sua exposição Todos os Caetanos


Giovana Carvalho desenvolveu as obras entre os anos 2020 e 2023 (Foto: Arquivo Pessoal)


Fã de carteirinha de Caetano veloso, a artista Giovana Carvalho decidiu homenagear o cantor usando seu talento. Foi assim que surgiu “Todos os Caetanos”, com 14 obras feitas em colagens nas dimensões 70cm x 70cm, que enfoca a história do baiano nas diversas etapas de sua vida. Belo Horizonte é a primeira a receber a mostra, que acontece de 14 de abril a 15 de maio, no Grande Hotel Ronaldo Fraga.

Giovana Carvalho desenvolveu as obras entre os anos 2020 e 2023, que mostram a passagem do tempo na vida do cantor (do jovem tropicalista ao senhor de hoje), mas sempre procuram manter a essência dele, além de destacar trechos de músicas que Giovana ouvia enquanto criava suas colagens.

Todas os trabalhos envolvem a técnica de colagem digital, aquarela e fotografia impressas em tecido. A ideia da impressão das colagens em tecido foi sugestão do amigo, o estilista Ronaldo Fraga e bem aceita por Giovana, pois, segundo ela, as artes ficam suspensas, maleáveis e fluidas no espaço.


Trajetória


Nascida em Teresina (PI), Giovana Carvalho se considera “do Brasil”. Filha de mãe piauiense e pai gaúcho, desde cedo conviveu com poesias, museus e artesanato, práticas comuns em sua casa. Além disso, morou em diversos estados – incluindo Minas Gerais, em BH – o que, na sua opinião, fez aumentar seu repertório cultural, visual e histórico.

Segundo ela, do sul ao nordeste, sua visão esteve constantemente atenta quando o assunto era arte, arquitetura e design. Também conta que sempre se adaptou aos diferentes lugares e usou a arte e o design como formas de sobrevivência criativa por onde passou.

Giovana Carvalho conta que a arte, de fato, entrou em sua vida aos nove anos, em 2009, no Rio de Janeiro, quando pediu aos pais um cavalete, quadros e tintas para pintar casas coloniais brasileiras. A partir daí, surgiu não somente o interesse pela arte manual, mas também por aulas de teatro na escola em que estudava.

Dois anos depois, na sua quarta mudança de cidade, já em Belo Horizonte, que o interesse por aulas de scrapbook, quando realizou suas primeiras colagens aos 11 anos, foi intensificado. Entre 2014 e 2015, já em Porto Alegre e ainda com muita paixão pelas artes e expressões, participou de alguns processos seletivos para a série Juacas da Disney, quando aprendeu a decorar textos e a encenar para câmeras. Em 2018 Giovana iniciou seu curso de Arquitetura e Urbanismo em Porto Alegre.


Projeto VOAR


Em 2020, durante a pandemia, seu isolamento foi dentro de um quarto e suas vontades criativas fizeram com que usasse os programas de pós-produção da faculdade de Arquitetura e Urbanismo para fazer mais de 300 colagens digitais de mulheres desconhecidas na internet. Daí surgou o movimento on-line que se chamou “Voar”.

Giovana inseria de forma voluntária, nas imagens das mulheres em período de pandemia, asas, texturas, glitter e cores, para que as pessoas se sentissem um pouco melhores naquele período intenso de isolamento social. Assim, criou seu Instagram e um projeto onde postava todo dia cerca de 10 colagens no @collagegio. Além disso, Giovana imprimiu todas as artes que estava desenvolvendo neste período de isolamento e colou em todas as paredes de seu quarto, descobrindo, além da colagem digital, a técnica de lambe-lambe. Seu quarto ficou mais colorido e a sua cabeça cada vez mais sedenta por criar.

Poucos meses depois a página @caetanoefoda, de Francisco Taboza, enviou uma mensagem em seu direct para ela participar, juntamente com Marcos Nauer, diretor, roteirista e ator, de um projeto onde se fazia colagens e artes digitais de músicas e álbuns de Caetano Veloso. Ronaldo Fraga, que além de estilista e designer é fã de Caetano Veloso, se interessou por uma dessas artes feitas por Giovana e entrou em contato com ela.

Foi assim que a exposição “Todos os Caetanos” começou a tomar forma para desembarcar agora, na capital mineira. Em breve, vai para outros cantos.


Serviço


  • Exposição “Todos os Caetanos”

  • Local: Grande Hotel Ronaldo Fraga (Rua Ceará, 1205, Funcionários, BH)

  • Data: de 14 de abril a 15 de maio de 2023

  • Funcionamento: 11h às 15h

  • Ingresso: entrada gratuita

Comments


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

© Todos os direitos reservados.

bottom of page